FOAM – A Medicina do Futuro

6 abr

FOAM

“Se você quer saber como praticávamos medicina há 5 anos, leia um livro-texto.

Se você quer saber como praticávamos medicina há 2 anos, leia uma revista científica.

Se você quer saber como praticávamos medicina há 1 ano, vá a um (bom) congresso.

Se você quer saber como vamos praticar medicina no futuro, escute nos corredores e use FOAM.”

Joe Lex, na “International EM Education Efforts & E-Learning – 2012

 

O que é FOAM? E por que ele é considerado a Medicina do Futuro?

A tradução literal de FOAM significa espuma. A formação da espuma envolve uma série de bolhas de um gás que resultam da agitação de um líquido. Embora FOAM seja um acrônimo para Free Open Access Medical Education – (Educação Médica de Acesso Livre e Gratuito) – ele se traduz exatamente como uma espuma. É como se a Medicina fosse toda agitada e gerasse uma série de conteúdos novos e inovadores, disponibilizados na internet de forma gratuita, podendo ser acessados em qualquer lugar.

Como surgiu esse movimento? Ele surgiu em junho de 2012, na cidade de Dublin, durante a ICEM – International Conference of Emergency Medicine, onde o termo foi cunhado e proposto por médicos emergencistas da Austrália, Grã-Bretanha, Canadá e Estados Unidos, quando foi identificada uma necessidade de atualização constante desses profissionais envolvidos no cuidado de pacientes críticos.

FOAM é uma coleção de recursos, uma comunidade e um ethos. Ele faz uso de posts de blogs, podcasts, tweets, Google hangouts, vídeos online, fotografias, infográficos, grupos do facebook e muito mais. Não existe um meio para o FOAM. FOAM é o meio. Seu principal objetivo é ajudar a educação médica tradicional, mas, ao mesmo tempo, inovar pedagogicamente, com conceitos de “flipped classroom”, “personal learning networks” e muito mais. O FOAM se propõe a promover atualizações com qualidade, didática e diminuir o tempo que a pesquisa leva para deixar as páginas dos artigos para chegar à beira do leito do seu paciente.

E se você tá pensando que isso não tem nenhum reconhecimento, vários artigos acadêmicos já foram publicados sobre o assunto. O FOAM veio para ficar!

Desde 2012, esses conteúdos estão disponibilizados na internet de forma totalmente gratuita, contudo, só agora estamos trazendo e produzindo um conhecimento 100% nacional. O Brasil é um país de dimensões territoriais continentais, com muitas disparidades e com muita dificuldade no acesso ao ensino médico de qualidade e de atualização dos profissionais. Dessa forma, a Sala Vermelha se propõe a, junto com outras iniciativas nacionais já estabelecidas, ser um bastião brasileiro nessa revolução da medicina mundial.

Conheça as iniciativas nacionais sobre o FOAM!

Para saber mais sobre o FOAM, clique aqui! (em inglês!) Ou aqui (em português!)

A medicina do século XXI já começou. Venha embarcar nela com a gente!

Sala Vermelha, onde a medicina faz sua arte acontecer.

#façavalerapena #façavaleravida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *