SVCAST #5.1 A Medicina Baseada em Evidências

21 jun

SVCAST06_FB

“A medicina é a ciência da incerteza e a arte da probabilidade”, disse um dos pais da Medicina Moderna, Sir William Osler (1849-1919).

A incerteza, uma das nossas maiores fontes de dor e incômodo, pode ser vista como algo positivo? Claro que sim! Bem, na verdade não necessariamente é positiva, mas é um tanto quanto “estimulante”.

Sei que é difícil pensar assim quando estamos diante de um paciente e não temos a menor ideia do que ele tem. Quantas vezes isso já não te incomodou? Esse incômodo pode indicar duas coisas: ou que você tá precisando aprender mais, ou que nem tudo é de fato relevante ou vai precisar de uma resposta.

“Tá bom Miguel, para de me enrolar!”

Ok! Na real, a dúvida diante do seu paciente é fundamental pra mover sua busca por resposta. E nessa busca por respostas que também moram os três maiores desafios: (1) saber eliminar todos os sinais e sintomas clínicos que não querem dizer absolutamente nada, (2) filtrar os que são de fato relevante e levar adiante, e (3) fazer uso das ferramentas mais precisas.

Tá parecendo muito complicado? Na verdade vamos mostrar que nem tanto! 😉

Neste SVCast temos a presença do Ilustre Dr. Ernesto Succi, professor da disciplina Clínica Médica e Propedêutica III da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e idealizador de um curso genial sobre o Exame Físico Relevante, um dos braços da Medicina Baseada em Evidências (MBE), aplicada à prática do exame físico. Vamos falar também sobre essa tão temida “incerteza” como base do pensamento da MBE.

IMG_1387

Da esquerda para a direita: Daniel Schubert; Ernesto Succi; Miguel Barrella

 

Vamos ouvir?

Se você não tinha visto a imagem dos 4 “pais” da John Hopkins Medicine, tá aí!

JH

Lembrando que Johns Hopkins foi o berço da residência médica e é frequentemente considerada a maior escola médica do mundo! Pouca coisa, não é?

E o William Halsted, pai da residência médica, é este aí.

William Halsted

E o Fischer, ficou curioso pra ver os artigos que falam sobre o impacto da internet na nossa percepção do conhecimento?

Viu como a incerteza é um grande substrato pra Medicina Baseada em Evidências?

Gostou do SVCast? Fique ligado porque amanhã tem a 2ª parte deste podcast! Até o próximo plantão!

Agora queremos te ouvir! Participe com a gente do SVCast no “Fala SV!”e“No Plantão!”, mandando áudios para o WhatsApp do SVPhone(21) 99444-2862

Quer ser o primeiro a receber o SVCast assim que sair? Se você usa Apple, já vem instalado o aplicativo Podcast no seu Iphone ou Ipad! É só pesquisar por SVCast ou então assinar pelo Itunes! Usa Android? Baixe um aplicativo de podcasts e assine o nosso RSS!

Você também é um SV 😉

@MiguelNBarrella

#SVCast #Façavalerapena #Façavaleravida por #MedicinaBaseadaemEvidências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *