Paciente afogado: você sabe o que fazer?

3 mar
  1. Luxury home swimming pool near the sea

Domingo de verão! Um típico dia de Sol, 40°, céu azul, tudo que tem direito… Dia de praia e piscina, não é? Não! Pra você não… acabou de chegar de um plantão de 24 horas, que foi extremamente movimentado. Você só quer saber de descansar, aproveitar a família… Chegou em casa agora, já está se preparando pra dormir e tirar um cochilo, quando, de repente, você escuta o som de alguém batendo na porta. É o seu vizinho. Ele sabe que você faz Medicina.

Quando você abre a porta, antes mesmo de dizer “oi”, ele começa a gritar: “Socorro, socorro!!! É o meu filho, ele estava na piscina…” Você sente o coração acelerar e sai correndo junto com seu vizinho pra tentar ajudar o filho dele! Chegando lá o menino está deitado do lado da piscina desacordado!

E aí, você sabe o que fazer?

Vem com a gente, que a Sala te Explica! 😉

 

E aí, gostou?

Ficou curioso pra ler o Artigo do David Szpilman na NEJM?

E a cadeia da sobrevivência do afogamento, já viu?

Caso queira acompanhar, segue o site da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA): http://www.sobrasa.org .

Para o seu estudo ficar ainda melhor, seguem os dois vídeos sobre afogamento do nosso parceiro do Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-hospitalar (IBRAPH), Classificando o Afogamento e tratando de acordo com o Grau.

Goutou do nosso SVCast/SVTube? Comenta aí, diga o que achou! Fala também qual canal você prefere nos acompanhar, é importante pra gente!

Agora queremos ouvir você! Participe com a gente do SVCast no “Fala SV!”e“No Plantão!”, mandando áudios para o WhatsApp do SVPhone(21) 99444-2862.

Você também é um SV!

Quer ser o primeiro a receber o SVCast assim que sair? Se você usa Apple, já vem instalado o aplicativo Podcast no seu Iphone ou Ipad! É só pesquisar por SVCast ou então assinar pelo Itunes! Usa Android? Baixe um aplicativo de podcasts e assine o nosso RSS!

Ainda não tem nosso canal no YouTube? É fácil, só se inscrever que você vai receber nossos vídeos de forma exclusiva e com antecedência! Só clicar em https://m.youtube.com/channel/UC5PgUCDrcSiqFE88obTMXPQ

Em abril vamos ter um Workshop Online que vai te ensinar a ter domínio de um paciente grave dentro de uma Sala Vermelha. Garanta já sua vaga na lista com mais de 1000 inscritos: www.salavermelha.com.br .

Um grande abraço,
@MiguelNBarrella

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *